Pesquisar este blog




De volta ao rio Samburá

domingo, 3 de abril de 2011

Cidade de 3.500 habitantes, Medeiros fica aproximadamente a 300 quilômetros de Belo Horizonte. Aqui se localiza o exuberante Parque Nacional da Serra da Canastra com as suas paradisíacas cachoeiras com destaque laureado para a esplendorosa cachoeira Casca d’Anta. Desta vez, como se observa, o nosso destino não seria o Parque, mas a nascente do rio Samburá no Planalto de Araxá, entrecortado de cânions, no mesmo município de Medeiros, local que seria a verdadeira nascente do Velho Chico.


Desde criança aprendi nas Escolas Reunidas Cézar Zama, que o rio São Francisco nasce na Serra da Canastra. No entanto, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF) aposta, defende e jura de pés juntos que o rio São Francisco é um mero afluente do Rio Samburá e a sua origem não se dá na Serra da Canastra, como havia defendido, até a morte, o engenheiro alemão Henrique Halfeld que virou até nome de vapor talvez por ter sido contratado pelo Imperador D. Pedro II, para elaborar um estudo sistemático sobre o Velho Chico, usando as técnicas do século XIX.

Contemplando a serra da Canastra e a paradisíaca cachoeira Casca d’ Anta, recuso-me a admitir a façanha do rio Samburá cuja mineirice esbarra no meu sotaque baiano-xiquexiquense, relevando, ainda mais, que meus ancestrais, índios Tapuias, foram barranqueiros do antigo Opará e plantadores de mandioca nos lameiros da ilha do Miradouro onde eu louvo a Nossa Senhora Sant’Ana, rezando para que a respectiva igreja seja tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional .


Nasci nadando e atravessando a Ipueira e fui agraciado com honra ao mérito de remador de paquete do Mocambo do Vento até o riacho do Icatu, descendo o rio. Assim, literariamente, com hipotética carta de recomendação da festejada ALEXX- Academia de Letras de Xiquexique, permito-me a discordar do que se viu nas fotos clicadas pelo satélite da CODEVASF, em convênio com a EGC, ao vislumbrar que o rio Samburá é o protagonista e o Velho Chico, o coadjuvante. Quiçá seja tudo isto uma ilusão de ótica!



Nilson Machado de Azevedo

nilsonazevedo@globo.com

9 comentários:

Anônimo disse...

AVOZ em vez de ficar só publicando politicagem deveria incentivar os jovens a seguir o exemplo de Nilson e escrever matérias como esta do rio samburá e outras.
Tenho dito.

3/4/11 10:42
Estudante de XiqueXique do colégio Sr. do Bomfim disse...

Nilson tocou num assunto que eu pesquizei
pra discutir no meu colégio.
"Os apelidos do rio são francisco".
primeiro apelido é opará que para os índios vem significar rio mar, também foi chamado de rio dos currais pelos bandeirantes e fazendeiros de gado e finalmente velho chico que carinhosamente chamamos o são francisco.
Valeu!

3/4/11 12:19
A Voz disse...

Não é dever do A VOZ a sua cobrança anônimo.
Apesar disso o A VOZ tem feito sua parte abrindo espaço para colaboradores, colunistas, os quais não dão as caras.
Ademais, o dever é da prefeitura que deve incentivar e buscar capacitar os jovens xiquexiquense para todos os fins, inclusive serem livres.
Não podemos querer trasferir responsabilidades, o poder público municipal recebe verba destinada a estes fins, se não são aplicadas, deve-se cobrar dos responsáveis.

3/4/11 16:05
Maria disse...

Concordo. Veja que pouca gente faz comentários quando se fala de
cultura. Só sabem mesmo é ficar falando idiotices. A Prefeitura não tem uma secretaria de cultura. A Câmara de Vereadores é um Deus nos acuda de tanta baboseira.
êta "povim" este de XX.

3/4/11 17:04
Anônimo disse...

há melhores blogs em XX para nilson escrever.
O blog de reinaldinho por exemplo.

4/4/11 07:58
Nivaldo Bessa disse...

Môço, E ele precisa de emprego na prefeitura?
Perguntar não ofende.

4/4/11 09:48
Léia disse...

Gente, deixe de asneiras. Quando alguém quer fazer alguma coisa por Xique-Xique, até mesmo escrevendo sobre cultura, espontaneamente, sem nenhuma recompensa ou vantegem, vcs ficam aqui escorraçando?
Não é por aí....
Ser eu fosse o escritor aí eu dava uma resposta a altura.

4/4/11 14:52
Anônimo disse...

Nilson é livre para se manifestar onde quiser.
Acreditar que o blog A ou B é melhor ou pior, que se deve participar de um em detrimento do AVOZ é a prova viva da ditarura imposta por que assim pensa.
O AVOZ aida é o veículo mais democrático, pois abre espaço para informações em todas as áreas.

4/4/11 16:43
EVERALDO disse...

Tá certo.
Nilson que eu conheço desde quando éramos
companheiros na Residencia dos Estudantes de Xique-Xique (REX)
começou a colaborar com o AVOZ há 9 anos, mais ou menos (desde 2002).
Tenho certeza de que Nilson e Gal tem admiração recíproca.
Quem não conhece Nilson, devo informar que ele um cara humilde , super-simples e inteligentíssimo e... rico.
É um bom advogado.
Perguntem ao dr. José Magalhães e ao dr. Marivaldo Figueiredo, a Dr. Edson Lopes Rocha a Dra. Mara Rúbia Setúbal e até ao dr. Reinaldo Braga...

4/4/11 17:35

Postar um comentário